Especialistas dão dicas em relação ao controle de finanças para empreendedoras e executivas

Para as fundadoras do "Do It Girls Club", alguns hábitos podem ser cruciais para uma gestão financeira mais saudável e eficiente

Autor: Carolina LaraFonte: A Autora

Devido aos múltiplos papéis que as mulheres exercem no dia a dia, tanto como executivas, mães, administradoras do lar, consumidoras ou como empresárias, é fundamental que elas consigam ter um bom controle financeiro.

De acordo com Brunna Duarte, head de Marketing e uma das fundadoras do Do It Girls Club, comunidade de networking e conteúdo voltada para empreendedoras e executivas, existem alguns hábitos financeiros seguidos pelas mulheres bem-sucedidas. “Primeiramente, estabeleça um orçamento anual para os gastos, definindo bem os valores de cada dívida em percentuais que mostrem o que se pode ou pretende gastar com cada centro de custos, como casa, investimentos, viagens, filhos e outras despesas. Para ser efetivamente livre, é preciso pagar as próprias contas e lidar com as despesas”, relata.

Brunna alerta, no entanto, que isso não significa que se deva pensar em dinheiro a qualquer custo, mas ter a convicção de que a liberdade financeira trará mais possibilidades. “Finanças em dia significa poder ir aonde quiser, proporciona mudanças e permite, até mesmo, que mulheres se livrem de relacionamentos abusivos e sejam donas de suas próprias escolhas”, declara.

Para Natália Archanjo, advogada e head comercial do Do It Girls Club, com alguns cuidados é possível aumentar os resultados e melhorar os hábitos financeiros. “As pessoas possuem o hábito de sempre pagar as contas e deixar o que sobra para a aplicação de investimentos, enquanto o ideal é refazer os custos de modo que você consiga investir o percentual que se comprometeu”, explica.

Além disso, é importante lembrar que gastar com bens de consumo traz uma sensação de felicidade que dura muito pouco, diferente das experiências, que aumentam a felicidade por conta das memórias afetivas. “Gaste com viagens, um jantar romântico ou uma ida a um parque com os filhos e aproveite ao máximo essas vivências, valorizando cada momento”, recomenda a head comercial.

Ainda assim, Adriana Tavares, head de Finanças e Gestão da comunidade de networking, aconselha a ter cautela e paciência na hora de realizar compras. “Se viu algo e se interessou profundamente, entre na loja, olhe e não compre. Saia e volte no dia seguinte, notando se aquele item ainda é importante. Isso ajuda a trazer uma reflexão sobre a real necessidade de uma determinada aquisição ou não, e evita compras desnecessárias por impulso”, alerta.

Anotar os próprios gastos é uma dica antiga, porém de suma importância. “Nem sempre temos tempo ou disciplina para fazer isso, mas essa ação pode ser fundamental para nos indicar onde estão os ‘ralos’ de dinheiro, ou seja, onde se está gastando sem nenhuma necessidade”, finaliza Adriana.

Sobre o Do It Girls Club

O Do It Girls Club é um ecossistema feminino que transforma a vida de mulheres através de uma rede única de networking e conteúdos exclusivos. A iniciativa tem como propósito ajudar mulheres a alavancarem suas vidas, carreiras e resultados mais rápido, através de um ambiente de crescimento, colaboração e de novas conexões. Com o lema menos competição e mais colaboração entre mulheres, as idealizadoras já impactaram mais de 20 mil pessoas e geraram mais de 15 milhões de negócios realizados entre as participantes ativas da comunidade. Para mais informações, acesse https://doitgirlsclub.com.br/, pelo instagram @doitgirlsclub, facebook @doitgirlsclub ou linkedin https://www.linkedin.com/company/doitgirlsclub/

Natália Archanjo

Advogada por formação com MBA em negócios pela FDC. Diretora Comercial e Líder dos departamentos de Marketing e Recursos Humanos da Matur Contábil, uma das maiores empresas de contabilidade do país. Membro da comissão do Do It Now, evento de gestão responsável por reunir mais de mil empresários na capital mineira.

Brunna Duarte

Formada em comunicação pela PUC e pós-graduada em Administração pela FGV, já realizou diversos cursos nas áreas de CX e Design Thinking. Desenvolveu sua carreira em grandes empresas multinacionais, sempre procurando atuar de forma criativa e inovadora.

Adriana Tavares

Formada em direito, cursou MBA em gestão na FDC e participou do Gestão 4.0, programa de imersão em negócios destinado a gestores C- Level. Sua experiência prática é vivenciada na empresa de sua família, a Altura Andaimes, em que ocupa o cargo de diretora há 11 anos.