41% investiriam em negócio próprio, mas falta de bom score de crédito é empecilho

Situação é acentuada por falhas no sistema de análise de perfil financeiro tradicional

Autor: Tiffany InoueFonte: A Autora

Ter um negócio próprio é o objetivo de muitos brasileiros. No entanto, alcançá-lo pode estar mais distante do que se imagina e isso se deve, em grande parte, à falta de crédito. Uma pesquisa realizada no segundo semestre de 2023 pela 1datapipe, empresa de IA focada em insights e análises de clientes, constatou que 41% dos entrevistados desejariam empreender, caso tivessem mais acesso a serviços financeiros.

O Brasil é um país com grande potencial para o empreendedorismo, principalmente voltado a pequenos negócios. No primeiro quadrimestre de 2023, 97,7% do total de empresas abertas foram micro ou de pequeno porte, segundo levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O cruzamento desses dados destaca o potencial de crescimento econômico não explorado, com benefícios para a geração de negócios, renda e empregos no Brasil.

O indicador mais utilizado por bancos e instituições financeiras para conceder produtos monetários a uma pessoa é o score de crédito. Ter um bom score permite ao cidadão uma participação mais ativa na economia bem como maior liberdade na gestão de seu próprio dinheiro. Porém, o atual modelo que realiza esse cálculo utiliza uma quantidade restrita de dados, que são insuficientes para analisar a complexidade dos perfis dos cidadãos brasileiros, resultando na exclusão de uma parcela substancial de clientes e, isso inclui a abertura de crédito para o primeiro negócio.

A 1datapipe constatou que, atualmente, cerca de 70% dos brasileiros são considerados sub-bancarizados, isto é, pertencem a um grupo que têm um potencial de consumo de serviços financeiros acima do disponibilizado pelos bancos e instituições financeiras. A dificuldade de acesso a serviços adequados para cada necessidade é uma resistência que esse grupo enfrenta para prosperar economicamente. Entre os entrevistados da pesquisa realizada em agosto, 73% acreditam que os bancos não consideram todos os aspectos necessários para uma análise fiel do seu perfil financeiro e 67% dizem que as análises podem conter preconceito social.

Ainda segundo a pesquisa, 83% acham que os bancos são muito burocráticos quando se trata de liberar crédito e fazer outras análises de clientes. A demografia dos sub-bancarizados da empresa aponta que metade dessas pessoas apresentam atributos positivos para cumprir seus compromissos, acúmulo de fortuna e bom comportamento de pagamento, mas apesar disso, não estão no radar das instituições financeiras.

Tecnologia em favor da inclusão

O uso da Inteligência Artificial e Machine Learning aplicado a estas análises pode contribuir para simplificar e aprimorar tal processo. “Estamos vivenciando uma época em que a disponibilidade de dados é abundante, portanto, processos que envolvem tomadas de decisão baseadas em dados, como no caso de análise de crédito, poderão se tornar mais acurados à medida que as organizações tenham em suas estratégias a implementação de sistemas de acesso a fontes diversificadas de qualidade”, comenta Carey Anderson, CEO da 1datapipe.

O executivo ainda explica que, com a Inteligência Artificial e Machine Learning, ferramentas que prestam assistência aos tomadores de decisão são muito mais efetivas, tornando as análises de perfis mais velozes, assertivas e organizadas, evitando reprovar perfis com potencial de consumo financeiro confiável. “Essas tecnologias têm um papel crucial na inclusão financeira dos cidadãos brasileiros, que pela conjuntura socioeconômica do país, apresenta um perfil mais complexo para ser analisado. Com investimento estratégico nessas aliadas, o segmento financeiro deverá ser capaz de superar a defasagem do sistema atual de análise de perfil, retratando uma nova realidade para os brasileiros que também desejam começar negócios próprios e fazer outros investimentos, beneficiando a cadeia econômica como um todo”, finaliza Carey Anderson, CEO da 1datapipe.

Sobre a 1datapipe

A 1datapipe fornece insights abrangentes sobre o cliente e soluções analíticas de comportamento, oferecendo uma visão completa de 360 graus com mais de 370 atributos de dados pessoais. Como único fornecedor de pontuações de Living Identity altamente precisas e em tempo real, a 1datapipe reduz efetivamente os riscos associados à fraude de identidade, ao crédito e ao comportamento de pagamento, ao mesmo tempo em que lidera a corrida para superar o desafio da inclusão financeira enfrentado pelas populações carentes de bancos em todo o mundo.

Metodologia

A pesquisa foi conduzida pela 1datapipe com 521 brasileiros com o objetivo de investigar os principais desafios enfrentados pela população por não ter acesso a serviços financeiros adequados e sua jornada de aprovação de aplicações para serviços financeiros. A pesquisa foi realizada por meio de um painel on-line em agosto de 2023.