Tendências do Franchising em 2024: inovação e adaptação é o melhor caminho
Com a chegada de um novo ano, o setor do franchising testemunha uma transformação notável, impulsionada por inovações e adaptações às demandas que o mercado exige
Com a chegada de um novo ano, o setor do franchising testemunha uma transformação notável, impulsionada por inovações e adaptações às demandas que o mercado exige. Segundo Lucien Newton, vice-presidente da vertical de consultoria do Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, negócios autônomos, sem funcionários ou com quantidade reduzida de colaboradores e mais tecnológicos, estarão em alta. “Esse modelo operacional que começou na pandemia e abriu um caminho sem volta para os empreendedores. Temos em destaque as redes de lavanderia self-service, lojas de conveniência, minimercados autônomos e as vending-machines, que seguem esse estilo e estão em amplo crescimento,” comenta.
A diversidade de empresas é um destaque dentro do franchising. “Franquias diferenciadas, como as de vendas de seguros, intermediação de veículos, vigilância eletrônica, de consultoria, como a nossa, a 300 Consultoria, são redes que não pensávamos que poderiam existir e que estão ganhando cada vez mais espaço no mercado”, conta o vice-presidente.
O profissional explica também que a eficiência em tecnologia ganhará muito mais espaço dentro do setor de franquias. Os modelos que apostarem em uma transformação digital completa, em que aprimorem as eficiências operacionais com fatos e dados, sairão na frente, podendo se tornar líderes em seu segmento. “Sobretudo o suporte ao franqueado com inteligência artificial, mediando os treinamentos e entendimento do mercado através do geomarketing, usando a tecnologia para cruzar dados e direcionar campanhas”, enfatiza Newton.
Entre os moldes esperados para 2024, vale citar a expansão estratégica com mercados globais,que trará ênfase na experiência do cliente, negócios flexíveis e de baixo investimento. “Além disso, a sustentabilidade deve ganhar evidência, então a rede que atua com projetos voltados para a preservação do meio ambiente, como a moda circular, obtém um diferencial competitivo. O setor de estética e beleza que segue em constante inovação também merece destaque. Para finalizar, outra aposta de crescimento exponencial é o mercado de alimentação de indulgência, segmento promissor que incentiva o consumo por impulso”, conclui o vice-presidente.
Sobre o Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto
O Grupo 300 Ecossistema de Alto Impacto, possui mais de 90 marcas debaixo de seu guarda-chuva, mais de nove mil franquias vendidas e mais 35 mil empregos gerados. A companhia que atua com o objetivo alavancar negócios de forma inteligente, tornando as redes líderes de mercado em seu segmento, é composta por cinco vertentes: Scale-Up, Consultoria, Educação, Aceleradora e Gestão.